Cápsulas compatíveis Gimoka são novidade na I.M.A. Representações
Saiba mais sobre a empresa italiana presente em mais de 100 países
Algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo são familiares. Há o gigante dos supermercados Walmart, o mestre dos doces Mars, o conglomerado de mídia News Corporation e a fabricante de automóveis Ford Motor Company, para citar alguns. Talvez seja sua dinâmica familiar natural, ou capacidade de ser completamente honesto, mas no caso do torrador de café familiar Gruppo Gimoka, localizado em Valtellina, na região italiana da Lombardia, o membro do Conselho Marco Padelli diz que o sucesso da empresa depende da confiança – e muito controle.
“Crescemos de forma harmoniosa, então trabalhar junto com minha família é fácil. Claro, temos nossas opiniões e muitas discussões importantes sobre estratégia e visão, mas meu pai também deposita muita confiança em mim e em meu irmão, e juntos seguimos um objetivo. Somos uma equipe ”, disse Padelli ao Global Coffee Report.
“Nesta organização familiar, certamente há um grande senso de responsabilidade para com uma empresa de 230 funcionários, mas devo dizer que a cola que nos mantém unidos é o nosso amor compartilhado pelo trabalho.”
No mercado competitivo e às vezes punitivo de hoje, essa responsabilidade também se estende aos milhares de consumidores que usam os 2500 produtos diferentes da Gimoka sob seu guarda-chuva de marcas, incluindo Galleria CaffèSi, Gran Caffè Garibaldi e Espresso Italia.
A Gimoka é uma das maiores empresas italianas em volume de café torrado, perdendo apenas para a Lavazza, que Padelli diz ser 15 vezes maior e “jogando seu próprio jogo” contra Jacobs Douwe Egberts e Nestlé. A lacuna entre a Gimoka e as próximas 10 empresas é extremamente pequena.
Padelli diz que a vantagem primordial de Gimoka é o controle da cadeia de abastecimento, começando com a compra de grãos verdes e transformação de seus sistemas modernos, que não apenas arma a empresa com a tecnologia de ponta do setor, mas o faz com o mínimo impacto ambiental.
O serviço único permanece forte
A Gimoka investe muitos recursos no desenvolvimento de seu equipamento doméstico e profissional em hotéis, restaurantes, cafés, escritórios e indústrias de venda automática, para a qual a Gimoka participa como acionista de dois dos maiores operadores de venda automática na Itália: IVS e grupo Dai. Também tem parceria com supermercados internacionais e redes de varejo em todo o mundo como seu principal fornecedor de torrefação.
No entanto, é o mercado doméstico onde a Gimoka vê seu maior crescimento, absorvendo 60 por cento das vendas da empresa, com as exportações de cápsulas chegando a mais de 100 países.
Padelli diz que o mercado de serviço único teve um crescimento de dois dígitos na Itália nos últimos quatro anos, em grande parte atribuído ao mercado de exportação, sem qualquer perda no mercado interno.
“Na Itália, ainda existe muito daquela velha tradição da maconha moka, mas com o tempo ela diminuirá conforme as novas gerações se tornem mais experimentais e quebrem as barreiras culturais, conforme atestado pela recente abertura bem-sucedida da Starbucks Reserve em Milão”, diz Padelli . “A dose única é um sistema vencedor por vários motivos: garante ao consumidor um resultado bom e estável na xícara, seu preparo é rápido e prático, está em dia com o tempo do ponto de vista mundial e é economicamente acessível . Certamente é um fenômeno internacional. ”
Maior desafio
As mudanças climáticas e seu impacto na produção futura de café continuam sendo um dos maiores desafios do setor. Em nível local, Padelli afirma que o maior obstáculo da Gimoka é investir na inovação de produtos em processos industriais, que agora mais do que nunca precisa ser tratada de forma sustentável e contribuir para a redução do impacto ambiental.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados até agora, mas certamente não podemos considerar o processo concluído – nosso negócio vem da base e todos somos chamados a preservá-lo e defendê-lo para as gerações futuras”, diz Padelli .
Ele acrescenta que a Gimoka aceitou sua responsabilidade com o meio ambiente e a economia circular em sua cadeia de valor, desde a aquisição de matérias-primas até a torrefação e moagem. Como tal, prescreve a reciclagem de materiais, o uso de fontes de energia renováveis e promove produtos compostáveis e soluções de embalagem em toda a sua gama de produtos.
“Nosso objetivo é fortalecer a nossa liderança entre as principais torrefadoras italianas, fazendo crescer ambas as nossas duas divisões – single-serv, e grãos inteiros torrados e moídos – propondo soluções inovadoras com valor agregado em termos de nosso produto e cuidado com o meio ambiente,” Padelli diz.
Em janeiro de 2020, como parte do plano de investimento de três anos da Gimoka de € 35 milhões (cerca de US $ 40 milhões), ela revisou suas cápsulas compatíveis com Nespresso, que agora contêm 50 por cento menos peso de plástico graças ao seu processo de co-injeção. Gimoka lançará esta nova cápsula a partir de março.
“A inovação é certamente um desafio porque não somos uma marca reconhecida mundialmente, portanto, estar no mercado e competir com os outros players com essas novas cápsulas inteligentes é fundamental. Se pudermos continuar a inovar em novos produtos e processos, tenho certeza de que continuaremos a desempenhar nosso papel competitivo no mercado ”, afirma Padelli.
A Gimoka também oferece duas cápsulas de plástico e compostáveis compatíveis com Nespresso, uma cápsula de alumínio e embalagem industrial de base biológica que é estanque ao oxigênio para reter o máximo de frescor e facilmente compostável em lixo orgânico.
Graças a uma equipe de engenheiros internos, a Gimoka está empenhada em trabalhar com monomateriais para o corpo da cápsula e as tampas para tornar a reciclagem mais fácil, de acordo com a diretiva 852/2018 da União Europeia que será implementada em 2025.
“Não precisamos demonizar o plástico: se for corretamente gerenciado como lixo e reciclado, representa um tipo de material acessível, funcional e sustentável”, diz Padelli. “Isso é o mesmo para cápsulas de alumínio.”
Ele diz que, embora cada um dos produtos da Gimoka seja único por direito próprio, suas “cápsulas inteligentes” duplas compatíveis com GM2 desenvolvidas internamente são uma das favoritas. Essas cápsulas tiveram um grande crescimento na Austrália com a St Remio, uma marca construída sobre relacionamentos transparentes entre o produtor e o consumidor e uma filosofia sustentável.
Mais que um nome
O pai de Padelli, Ivan, fundou a Gimoka no início dos anos 1980 com a ajuda de seu pai, que era dono de uma pequena cafeteria no centro da cidade de Lecco. Por fim, Ivan teve a intuição de transformar a pequena atividade familiar em um negócio próspero.
“Desde que meu irmão e eu éramos jovens, sabíamos que queríamos manter os negócios da família em funcionamento. Nunca tivemos dúvidas ”, diz Padelli. “Crescemos na empresa. Quando crianças, brincávamos com os sacos de grãos de café de 70 quilos. Nossa casa ficava no mesmo local da fábrica e sempre que queríamos sair, tínhamos que passar pelo torreão. ”
Com apenas 29 anos, Padelli diz que tem muito a aprender, mas se orgulha do que a empresa alcançou e da direção que está tomando.
“O sucesso da Gimoka é a capacidade de crescer, atender às expectativas de negócios de nossos parceiros e clientes e oferecer uma ampla gama de blends e soluções completas de embalagem, não apenas nas tendências atuais, mas nas futuras”, diz Padelli.
“2020 vai ser o nosso ano. Consolidaremos a aquisição da Univerciok, empresa de fabricação de pós que completará nossa linha de produtos, e abriremos em novos mercados, além de duas novas filiais no exterior na Austrália e na Polônia. Entrar nesses mercados será nosso próximo desafio, mas estamos prontos para isso. A melhor coisa sobre o café é que ele não tem fronteiras nem fronteiras.”
Fonte: Global Coffe Report